🎬 YouTube Acessível: Áudio-descrição


E aê, pessoas!😉
Algumas pessoas estranham o uso da hashtag #PraCegover onde eu descrevo o que tem nas imagens. Tudo começou quando em 2015 eu participei de um curso sobre áudio-descrição lá eu ampliei meu conhecimento na área da acessibilidade comunicacional que até então se resumia à Libras. Pesquisando na internet sobre isso eu encontrei a essa hashtag usada pelo Deputado Romário e pela Deputada Mara Gabrili.
Além do aprendizado o curso me possibilitou estreitar laços com consultores cegos que se tornaram grandes amigos. Buscando praticar as diretrizes aprendidas no curso e possibilitar uma melhor interação com meus amigos adotei a hashtag.
Ela foi lançada em meados de  2012 por Patrícia Braille ao criar a Página PraCegoVer para incentivar a acessibilidade na rede social.
Entre 2015 e 2016 a Fundação Dorina Nowill para cegos lançou uma nova hashtag com a mesma proposta #imagemdescrita.
Outras pessoas usam ainda a #instaacessível ou #timelineacessível.
Há também quem apenas use o texto abaixo da legenda “Descrição da imagem:” ou até apenas descreve a imagem entre colchetes “[...]”.
Inicialmente, as pessoas se questionam: para que ela faz isso se já vemos o que está na imagem? Então, a descrição é justamente para quem não vê.
Este mês eu resolvi pôr em prática meu projeto do canal e do blog e pensei em manter a linha da acessibilidade comunicacional então tenho postado vídeos com legendas (para surdos e ensurdecidos) e áudio-descrição (para pessoas cegas ou com baixa visão). É tudo um tanto artesanal, mas o gostoso é ir testando e descobrindo o que funciona e o que pode melhorar.
Quer saber mais?
Dá uma olhada no vídeo onde explico um pouco mais.

Fonte: http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2012/06/pra-cego-ver-uma-proposta-de-descricao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação de Música em Libras 👐

Entre Rio e Mar Há Lagoanas - Sobre um encontro de almas

Programação de Acessibilidade do Festal 2017